TEATRO E EDUCAÇÃO

Nosso principal objetivo é desenvolver ensino - aprendizagem através de atividades cênicas. Estaremos em vários espaços passando as ideias contidas nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Entre em contato conosco, Mande seu texto dramático para apreciação torne - se um ator de nossa companhia.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

o teatro à serviço da educação - ah, se eles entendessem

Brincadeira para falar de coisa séria

O grupo Defensores Públicos em Cena apresenta esta manhã peça sobre direitos das crianças e adolescentes no anexo do Theatro José de Alencar. O público aprende brincando com o Super Defensor
28.10.2011| 01:30
A peça aborda temas como lazer, saúde e deveres da família A peça aborda temas como lazer, saúde e deveres da família
Em uma sala de aula, crianças são surpreendidas pela visita do Super Defensor que explica noções de cidadania e do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) para os presentes. O grupo de teatro Defensores Públicos em Cena apresenta o enredo hoje (28), às 9 horas, na peça Criança e adolescente: chegou a sua vez. O projeto é formado por 10 defensores públicos, entre atores e roteiristas. De acordo com o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) e um dos atores da peça, Adriano Leitinho, a iniciativa de montar o projeto surgiu de uma brincadeira.

Em maio deste ano, os defensores públicos do Ceará lançaram uma cartilha sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente, como parte da campanha nacional da categoria. “Pensamos em uma maneira de adaptar a cartilha a uma linguagem mais acessível e lúdica”.

O espetáculo aborda temas como lazer, saúde e deveres em relação à família e à escola. Também são apontados crimes como a exploração sexual e do trabalho infantil.

Para atrair a atenção do público, o roteiro utiliza linguagem coloquial e diálogos com humor. No final da peça é apresentada uma música, criada pelo próprio grupo teatral. A figura do defensor público é apontada como um elo entre a sociedade e a cidadania. O tratamento, no entanto, é adaptado às expressões infantis. “Queríamos quebrar a imagem de autoridade”, diz Adriano Leitinho. O Super Defensor é uma analogia direta ao Super Homem, herói dos quadrinhos. As semelhanças vão desde a roupa do personagem a seu comportamento em cena.

A estreia da peça aconteceu no final de setembro, no teatro do Cuca Che Guevara. O presidente da Adpec destaca que a apresentação já tem um resultado positivo, devido à interação do público infanto-juvenil. “As crianças são multiplicadoras de informações em várias esferas”.

Para ele, a situação das crianças e jovens no Ceará ainda é grave. “Faltam políticas educacionais adequadas para atender essa faixa etária”. Adriano Leitinho afirma ainda que há falta de de defensores públicos no Estado. De 415 cargos na área, apenas 288 estão ocupados.

O grupo Defensores Públicos em Cena firmou parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) para visitação de 100 crianças da rede pública de ensino no espetáculo de hoje. A perspectiva é promover outras apresentações tanto em Fortaleza como no Interior, em escolas e instituições públicas
 Serviço

CRIANÇA E ADOLESCENTE: CHEGOU A SUA VEZ
Quando: Hoje (28), às 9h.
Onde: No anexo do Theatro José de Alencar (Centro)
Outras informações: 3265 8213
Gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário