TEATRO E EDUCAÇÃO

Nosso principal objetivo é desenvolver ensino - aprendizagem através de atividades cênicas. Estaremos em vários espaços passando as ideias contidas nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Entre em contato conosco, Mande seu texto dramático para apreciação torne - se um ator de nossa companhia.

sábado, 6 de agosto de 2011

O QUE É O PROJETO EM CENA SE ENSINA

PROJETO EM CENA SE ENSINA
1.       Justificativa
               Nos dias de hoje é importante que se busquem metodologias diversificadas para promover consciência, conhecimento e reflexão sobre os problemas que estão relacionados com a história de vida dos educandos e que possam promover seu engajamento na luta por um futuro melhor para todos. Dentro desta perspectiva ganha importância o uso da linguagem teatral no sentido de envolvimento, participação e formação de idéias, visões de mundo e relações cotidianas.
               O PROJETO EM CENA SE ENSINA procura entender que há múltiplas linguagens no processo educativo e tem muita relação com a formação da consciência dos alunos participantes e com a possibilidade de um processo educacional que promova na prática o aprendizado do processo teórico. Desse modo as ações desenvolvidas nesse projeto procuram ser uma opção de análise e conhecimento dos problemas de hoje em busca de uma nova visão do conhecimento e da formação.
               O PROJETO EM CENA SE ENSINA tem como premissa a busca de situações que possam promover debates, discussões e reflexões sobre aspectos da realidade vida e análise de problemas relacionados com o cotidiano dos educandos. A atividade em questão vai buscar temas do cotidiano e através da dramatização procura envolver os educandos no reconhecimento de seus problemas e na análise de seu papel diante da sociedade.
2.       Objetivos
GERAL – PROMOVER A DISCUSSÃO ATRAVÉS DA LINGUAGEM TEATRAL DOS PROBLEMAS QUE HOJE TEM A VER COM A VIDA DOS EDUCANDOS.
ESPECÍFICOS
·         Utilizar a linguagem teatral no processo de ensino – aprendizagem
·         Promover a discussão sobre aspectos do cotidiano das pessoas
·         Analisar  e debater temas do cotidiano
·         Criar mecanismos diversificados de entendimento da realidade
·         Divulgar a importância do Teatro e seu papel no processo de ensino – aprendizagem
·         Promover a formação de platéias e melhorar o nível cultural dos educandos
3.       Estratégias
a)      Formação de um grupo teatral para  discussão e análise de situações do cotidiano;
b)      Levantamento de temas a serem discutidos e trabalhados de acordo com as necessidades da escola;
c)       Dramatização de situações de acordo o temário escolhido;
d)      Produção textual dos assuntos discutidos;
e)      Avaliação dos processos discutidos e debatidos nas peças teatrais
4.       PÚBLICO – ALVO
·         Alunos de Escolas Públicas e Privadas dos Ensinos Fundamental e Médio
·         Professores de Escolas Públicas e privadas dos Ensinos Fundamental e Médio
·         Sociedade em Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário