PROJETO EM CENA SE ENSINA
1. Justificativa
Nos dias de hoje é importante que se busquem metodologias diversificadas para promover consciência, conhecimento e reflexão sobre os problemas que estão relacionados com a história de vida dos educandos e que possam promover seu engajamento na luta por um futuro melhor para todos. Dentro desta perspectiva ganha importância o uso da linguagem teatral no sentido de envolvimento, participação e formação de idéias, visões de mundo e relações cotidianas.
O PROJETO EM CENA SE ENSINA procura entender que há múltiplas linguagens no processo educativo e tem muita relação com a formação da consciência dos alunos participantes e com a possibilidade de um processo educacional que promova na prática o aprendizado do processo teórico. Desse modo as ações desenvolvidas nesse projeto procuram ser uma opção de análise e conhecimento dos problemas de hoje em busca de uma nova visão do conhecimento e da formação.
O PROJETO EM CENA SE ENSINA tem como premissa a busca de situações que possam promover debates, discussões e reflexões sobre aspectos da realidade vida e análise de problemas relacionados com o cotidiano dos educandos. A atividade em questão vai buscar temas do cotidiano e através da dramatização procura envolver os educandos no reconhecimento de seus problemas e na análise de seu papel diante da sociedade.
2. Objetivos
GERAL – PROMOVER A DISCUSSÃO ATRAVÉS DA LINGUAGEM TEATRAL DOS PROBLEMAS QUE HOJE TEM A VER COM A VIDA DOS EDUCANDOS.
ESPECÍFICOS
· Utilizar a linguagem teatral no processo de ensino – aprendizagem
· Promover a discussão sobre aspectos do cotidiano das pessoas
· Analisar e debater temas do cotidiano
· Criar mecanismos diversificados de entendimento da realidade
· Divulgar a importância do Teatro e seu papel no processo de ensino – aprendizagem
· Promover a formação de platéias e melhorar o nível cultural dos educandos
3. Estratégias
a) Formação de um grupo teatral para discussão e análise de situações do cotidiano;
b) Levantamento de temas a serem discutidos e trabalhados de acordo com as necessidades da escola;
c) Dramatização de situações de acordo o temário escolhido;
d) Produção textual dos assuntos discutidos;
e) Avaliação dos processos discutidos e debatidos nas peças teatrais
4. PÚBLICO – ALVO
· Alunos de Escolas Públicas e Privadas dos Ensinos Fundamental e Médio
· Professores de Escolas Públicas e privadas dos Ensinos Fundamental e Médio
· Sociedade em Geral
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